quarta-feira, 5 de março de 2014

Nome próprio

Tenho deixado escapar palavras espontâneas, estão a rondar apenas em meus pensamentos;
assim como agora, estou atrás do melhor vocábulo, tolice, mesquinhez.
Resolvi, então, por dizer isto.
E, assim, me introduzir às palavras que se fizeram despertar após o filme "Nome próprio" que não me atenderei a fazer sinopses.
Pois bem, eis me aqui desperta ao som do jazz em Davis,
a desenhar minha vã humanidade no ato de escrever.
Sim, parece que ao escrever me sinto humana.
E não se engane por pensar serem condolências a outrem, trata-se de mim.
Do eu por trás do "nós", escamada, em camadas.
Desvelar.
Notavelmente envolvida em um conservadorismo colonizador, civilizador.
Quase limitada nas formas ficcionadas
[de uma dramaturgia].
Por isso o escrever me faz humana.
Desvelo pro sol meu corpo nu.
Mas queimo minha pele, branca,
estou próxima de fugir.
A cada exposição sinto-me próxima do inacabado,
do efêmero,
do que me vejo sendo e estando.
A cada exposição enxergo com mais clareza meus detalhes e,
em seguida, todos somem e fica o que é efêmero à luz da lâmpada.
Como se direcionasse meus olhos ao sol sem qualquer bloqueio que inviabilize a potência da luz,
ofuscar;
meus olhos, condicionalmente, se fecham para suportá-lo.
Tenho andado com olhos cerrados.
Se o tenho feito significa, então, que
o sol se põe exposto.

Há tempos não escrevo.

Talvez para fugir da claridade do humano.
E me desvelar para mim.
Encontrar raios que minha mente precisa ofuscar e
se resguardar por trás de lentes artificiais de proteção.
Preciso escrever.
Preciso revelar-me a mim,
talvez simplesmente a mim.
Saber do índio nu antes do vestir do homem branco.
Saber de mim.
Como diria: "saber o que me faz sentir eu",
caçadora de mim.

Um comentário:

  1. Sempre que leio suas escritas imagino o caderninho, escrito de trás pra frente, que te acompanha mas mochilas pesadas. Paro e lembro das citadas poesias de buteco e comparo-as com essas belas palavras, sempre organizadas, que leio por aqui.
    Humano.

    ResponderExcluir